domingo, novembro 06, 2011

Deixo hoje um poema que escrevi há alguns dias, quando as palavras faltavam e o ar era escasso

Grito de dor


[O Grito – Munch]

         As pessoas vão-se embora, caminham distâncias, esquecem o arco-iris, as folhas brancas de árvores invisíveis, as poças de água, esquecem dos oceanos e finalmente esquecem a poesia. As pessoas escolhem seus rumos, os destinos a seguir. As pessoas se ferem. As pessoas se cortam. As pessoas se olham no espelho e não se conhecem mais. As pessoas se afligem. As pessoas não sabem. Nunca saberão. Deixo hoje no blog um poema que escrevi há alguns dias, quando as palavras faltavam e o ar era escasso. Escrevi com as mãos imóveis e uma alma inquieta que queria saltar da boca. Um único poema que colocarei no livro “Os dias derradeiros”, aquele de 512 páginas, ainda inédito. Um dia ele será publicado. O poema de hoje nasceu-me como um grito de dor. Mas eu não quero entristecer ninguém.

                                               ***** 



37 ANOS

Devia ter-me matado aos 37 anos.
.
De lá para cá pouca coisa aconteceu
que mereça sem lembrada.
.
Tirei algumas fotografias,
fiz algumas viagens imaginárias,
amei mulheres tristes
e comprei dois relógios antigos.
.
Fiz mal
em não ter-me matado aos 37 anos.
.
De lá par cá
as coisas se repetiram
com a freqüência de sempre.
.
Tive dois punhais
e uma espada japonesa.
.
Devia ter-me matado aos 37 anos.
.
De lá para cá só aconteceram
ausências e distâncias,
como um vaso que se quebra,
uma jarra de reminiscências
que não sei recordar. 
.
Escrevi alguns poemas
que depois esqueci em algum lugar.
.
Devia mesmo ter-me matado aos 37 anos,
ao abrir a janela
para a que seria minha última manhã.
.
Talvez um tiro no coração,
para não ferir o rosto.
.
Talvez uma xícara de veneno
que me fizesse adormecer.
.
Fiz muito mal a mim mesmo
em não matar-me aos 37 anos.
.
Não veria as coisas inúteis que vi
nem teria rezado tanto para salvar minha alma.
Dela, nada sei
e ela nada sabe de mim.
.
Também não teria inventado
tantas histórias para viver
esse tempo que afinal
passou sem que eu percebesse.
.
Não teria sangrado tanto
se tivesse me matado aos 37 anos.
.
Peço desculpas aos amigos
e aos três anjos que hoje vivem comigo
e comigo falam em silêncio
no meio das noites e dos temporais.
.
Devia ter-me matado aos 37 anos.
.
De lá para cá
foram anos que não contei,
só andei perdido de mim
como se não existisse mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário