segunda-feira, dezembro 19, 2011

A medida marcou a celebração do Dia Internacional de Combate à corrupção, comemorado na semana passada. O Dia cai bem para o Brasil, um dos países mais corruptos do mundo


Um presídio só para corruptos



           Gostei muito da proposta do procurador da República do Mato Grosso do Sul. Ele quer que a União construa um presídio federal só para corruptos.   O pedido já foi apresentado em uma ação civil pública ajuizada na Justiça Federal. A medida marcou a celebração do Dia Internacional de Combate à corrupção, comemorado na semana passada. O Dia cai bem para o Brasil, um dos países mais corruptos do mundo.  
    O procurador que quer um presídio só para corruptos diz que a Polícia Federal prende, o Ministério Público denuncia e a Justiça Federal condena, mas o Governo não dispõe de uma cadeia para colocar os condenados por crimes federais.    E mais: atualmente existe 1.400 condenados por corrupção, mas ninguém sabe onde eles estão. O procurador da República argumenta que o presídio só para corruptos daria mais transparência e serviria como termômetro para medir o desfecho dessas ações: “As autoridades precisam refletir sobre seu próprio papel e a sociedade precisa saber quem não está fazendo sua parte”, diz ele. O procurador garante que, com o presídio, os corruptos, no Brasil, passarão a ter endereço certo sempre que a Justiça entender que é caso de prisão. Gostei da idéia. Uma cadeia especial só para corruptos. Mas eu acho problemático, caro procurador. Os problemas vão começar na licitação para a construção do presídio. O senhor sabe como é que é... aquelas coisas. Quem fiscalizará a corrupção na licitação para construir o presídio para corruptos? O Governo não é confiável, já que virou um foco de corrupção. Seis ministros demitidos acusados de corrupção em 11 meses de governo. E tem outro aí na bica, embora protegido como nunca pela presidente Dilma Rousseff. Seja como for, a idéia é ótima, embora eu ache que os corruptos, aqueles que roubam o dinheiro público, da saúde, da educação, do povo, deveriam ficar presos junto com os ladrões comuns. Por isso, senhor procurador, acho que não vai dar certo. Só para exemplificar: Se o presídio para corruptos for orçado – digamos - em 300 milhões de reais, no final sairá por uns 3 bilhões. Muita gente vai levar a sua parte. Desculpe-me se exagero, mas é assim que funciona. Quanto aos 1.400 condenados por corrupção que ninguém sabe onde estão, eu arrisco dizer: devem estar viajando, ou numa casa de campo, ou numa bela praia, usufruindo do dinheiro que roubaram. Em outros palavras: está tudo certo, no Brasil está tudo certo.



Ouça o Poeta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário